quinta-feira

MENSAGEM DO HOMEM TRISTE


Passaste por mim com simpatia,
mas quando me viste os olhos parados
indagaste em silêncio porque vagueio na rua.
Talvez por isso estugaste o passo e,
embora te quisesse chamar, a palavra
esmoreceu-me na boca.
É possível tenhas suposto que desisti
do trabalho, no entanto, ainda hoje,
batí em vão, de oficina em oficina...
Muitos disseram que ultrapassei a idade
para ganhar dignamente o meu pão,
como se a madureza do corpo fosse
condenação à inutilidade,e outros,
desconhecendo que vendi minha roupa melhor
para aliviar a esposa doente, despediram-me
apressados, acreditando-me vagabundo sem profissão.
Não sei se notaste quando o guarda me arrancou
à contemplação da vitrina, a gritar-me palavras duras,
qual se eu fosse vulgar malfeitor...Crê, porém que nem
de leve me passou pela mente a ideia do furto;apenas
admirava os bolos expostos, recordando os filhinhos
a me abraçarem com fome, quando retorno à casa.
Ignoro se observaste as pessoas que me endereçavam
gracejos, imaginando-me embriagado, porque eu
tremesse encostado ao poste, afastaram-se todas
com manifesto desprezo, contudo não tive coragem
de explicar-lhes que não tomo qualquer alimento,
há três dias....
A , porém, que me fitaste sem medo, ouso rogar
apoio e cooperação. Agradeço a dádiva que me
estendas, no entanto, acima de tudo, em nome
do Cristo que dizemos amar, peço me restituas a esperança
a fim de que eu possa honrar, com alegria, o dom de viver.
Para isto, basta que te aproximes de mim, sem asco,
que ainda sou teu irmão.




Nenhum comentário: